Dicas para conquistar mais clientes através do Google

A divulgação de qualquer negócio na internet começa por um site, que deve ser atrativo e intuitivo para os clientes. No entanto, ter um site não significa que a empresa aparecerá na primeira página do google e que seus clientes chegarão até esse endereço eletrônico de forma mágica. Mas algumas estratégias e ferramentas disponibilizadas pelo próprio google podem te ajudar a ter sucesso em seu negócio.

Ficou curioso para saber o que o google pode fazer pela sua empresa? Então confira esse post até o final para saber detalhes de como atrair clientes para o seu negócio utilizando o google e algumas estratégias de marketing de conteúdo.

 

Como atrair clientes para um negócio com o google

Se você pensa que ter um site é tudo que você precisa para divulgar sua empresa na internet, sinto em dizer que você está errado. Embora um site seja muito importante e faça a diferença em sua divulgação, ele não faz milagres e por isso não atrairá clientes da noite para o dia. Agora, se você utilizar as ferramentas certas e contar com a ajuda do google, você poderá ter muito sucesso em seu negócio tendo como aliado o site da empresa.

Para começar, devemos dizer que o google possui diversas características que devem ser entendidas primeiramente. Essas características variam de acordo com a abordagem que o empreendedor deseja para o seu negócio. Por isso, listamos a seguir dicas e ferramentas que o google disponibiliza para que você coloque a sua empresa em local de destaque na internet.

celular na mão com o maps

 

1. Google Meu Negócio

O Google My Business ou Google Meu Negócio, é uma plataforma oferecida pelo google para que os empreendedores possam divulgar seu negócio em resultados orgânicos de pesquisa de forma gratuita. Esses resultados serão obtidos através das ferramentas Google Maps e Google +.

A plataforma de negócios do google surgiu em 2014 como uma estratégia de unificar todas as funcionalidades existentes no google para a divulgação de empresas. Essas funcionalidades permitem as seguintes aplicações:

  • Ter a localização da empresa no Google Maps;
  • Ter dados de contato, e-mail, site e endereço divulgados pelo google;
  • Ter horário de funcionamento informado no Google Maps;
  • Expor fotos, perfis de redes sociais e notas ou comentários de clientes na plataforma.

Todas essas aplicações permitem que o empreendedor possa divulgar a sua empresa de forma simples e fácil, destacando pontos importantes sobre o seu negócio como site, perfis em redes sociais, dados de contato e endereço comercial. Com o Google Meu Negócio os clientes podem encontrar seu negócio de duas formas diferentes: ao pesquisar um tipo de estabelecimento em um determinado lugar e ao pesquisar o seu negócio detalhando o nome da empresa.

 

2. Seu site no google

Como já mencionamos, ter um site comercial é fundamental para quem quer divulgar um negócio. O endereço eletrônico da sua empresa é a forma como seus clientes conhecerão detalhes do seu negócio pela internet. Por isso, ele deve ser o cartão de visitas do seu negócio na internet, sendo necessário um bom design e estrutura de páginas para atender às necessidades do seu negócio.

Isso tudo deve ser pensado antes de criar o site, considerando o tipo de negócio, as ações que você deseja converter em seu site, entre outros aspectos importantes. Por exemplo, vamos considerar uma livraria que quer divulgar seu nome na internet e ainda manter vendas online ao mesmo tempo. Nesse caso, a empresa precisará de um site com estrutura para informações da empresa e abas para venda de produtos.

Esses são apenas detalhes de como o seu site deverá ser criado, mas nem por isso eles deixam de ser importantes. A primeira coisa que você precisará pensar para essa criação é que tipo de ações você deseja em seu site. Por exemplo: vender online, manter um portfólio de serviços ou produtos, realizar orçamentos, coletar emails para divulgação da empresa, entre outras.

Independente da ação escolhida você precisará gerar tráfego em seu site. Afinal, não adianta nada ter um site incrível, mas sem nenhum cliente para conferi-lo. E como eu posso gerar tráfego em meu site? De várias formas, como produzindo conteúdo de qualidade, divulgando seu site em redes sociais e até mesmo em outras ferramentas do google.

 

3. Google Adwords (anúncios pagos)

Já falamos até agora sobre duas estratégias para atrair mais clientes pelo google de forma orgânica, ou seja, sem pagar anúncios publicitários. Mas se você deseja um alcance mais rápido da sua empresa no google, a ferramenta Google Adwords pode ser a solução que você esperava. Com esta ferramenta de campanhas do google você poderá colocar a sua empresa na primeira página de buscas do google sem nenhum esforço.

Para que você entenda como funciona o Google Adwords você precisa saber que para ter um conteúdo rankeado no google é necessário trabalhar diversos aspectos desse conteúdo considerando principalmente o SEO (Search Engine Optimization). Quanto mais trabalhado é o conteúdo, melhor é o posicionamento de um conteúdo. Ao clicar nesse conteúdo, o cliente entrará no site criando o chamado tráfego da web.

Por outro lado, o Google Adwords oferece esse mesmo tráfego por meio de links patrocinados. Isso significa que você pagará para o google colocar o seu conteúdo ou site na primeira página de busca. Mas diferente de várias ferramentas de marketing pagas, o Google Adwords possui um mecanismo diferente para arrecadar valores.

Com esta ferramenta, o empreendedor só precisa pagar pelo trabalho que foi gerado pelo Google Adwords. Por exemplo, vamos supor que você faça uma campanha no Google Adwords que não obteve nenhum resultado, ou seja, não gerou leads, vendas ou cliques, nesse caso o google não te cobrará nada pela divulgação do link patrocinado.

No entanto, isso também pode ocorrer na forma contrária. Vamos supor que a campanha seja um sucesso e você obtenha bons resultados, isso significa que você terá que pagar ao google o valor referente às ações geradas. Se forem muitas, o valor tende a ser um pouco maior. Independente disso, os resultados tendem a ser sempre positivos em todos os aspectos, pois mesmo sendo uma ferramenta paga, você contará com um tráfego incrível para o seu site, que poderá ser convertido em mais vendas, engajamento ou inscrições no site.

 

4. SEO e marketing de conteúdo

O aumento de buscas na internet fez com que o marketing de conteúdo se tornasse uma verdadeira necessidade para os sites. Essa estratégia de marketing bastante explorada nos dias de hoje conta com a elaboração de conteúdo para que sites atraiam seus clientes de forma discreta e sutil.

O marketing de conteúdo nada mais é do que a produção de um conteúdo que pode ser audiovisual ou textual para pessoas interessadas no assunto discutido. Quando atraídas para o site, essas pessoas têm a chance de conhecer a empresa, se cadastrar no site, baixar itens gratuitos ou mesmo comprar produtos ou serviços.

Embora isso pareça algo bastante simples, produzir conteúdos que aparecerão na primeira página do google não é nada fácil. Isso porque o google possui mecanismos que associam a dúvida do internauta com o melhor conteúdo de acordo com seus algoritmos. Esses algoritmos bastante famosos costumam mudar constantemente, por isso não há uma fórmula única para a criação de conteúdo.

Dentre as técnicas mais comentadas para a elaboração de um bom conteúdo para a web está o SEO, que é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization“, que pode ser entendido como “otimização dos mecanismos de busca“. Essa técnica visa utilizar elementos para que os algoritmos do google identifiquem um determinado conteúdo assim que o internauta faz uma busca no google.

Por exemplo, quando um internauta busca a palavra “carro” no google os algoritmos do google procuram os melhores conteúdos sobre essa busca. Para quem explora o SEO em seus conteúdos, as buscas são mais específicas como “carro para viajar“, “carro econômico“, “carro para pessoas solteiras“, entre outras. Dessa forma é possível “driblar” os algoritmos do google e ter seu conteúdo na primeira página.

Mas afinal, o que significa estar ranqueado na primeira página do google? Isso significa que o seu negócio será encontrado com mais facilidade. Com que frequência você faz uma busca no google e vasculha a segunda, a terceira ou a quarta página do google? Aposto que a sua resposta foi “raramente“. É por isso que a primeira página é tão disputada, ninguém quer procurar nas demais páginas do google.

O melhor de contar com o marketing de conteúdo e com a utilização de técnicas como o SEO é que o seu negócio aparecerá sempre em destaque sem ter que gastar com anúncios pagos. Embora esse tipo de trabalho exija mais paciência e persistência, quanto mais conteúdo otimizado você tiver em seu site, mais os algoritmos do google te colocarão na primeira página. Isso significa que a elaboração do marketing de conteúdo é um trabalho contínuo que nunca deve ser deixado de lado, pois é por meio dele que você concentrará um grande número de clientes trafegando no site da sua empresa.

Agora que você já sabe como utilizar o Google ao seu favor, não perca mais tempo e aplique todas essas dicas em seu negócio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu