Como Cadastrar Empresa no Google: MAPS, Google Meu Negócio e Pesquisas

Enquanto você está lendo este artigo, dezenas ou até centenas de pessoas aí na sua região, podem estar buscando por algum serviço ou produto que o seu negócio oferece. Não investir em uma presença online para o seu negócio, é deixar de ganhar uma boa quantia de dinheiro.

Vendo isso, podemos afirmar que o buscador virou um dos melhores locais para se fazer divulgação de um negócio, principalmente negócios locais. Estar no Google é fundamental para a sobrevivência e o crescimento de pequenas empresas, autônomos, profissionais liberais e microempreendedores.

Ao longo deste artigo, vou te explicar o passo a passo para você conseguir colocar o seu negócio no Google, e tudo isso sem gastar R$ 1,00 com qualquer tipo de anúncio.

resultados de pesquisa do google sendo mostrados

 

Antes de qualquer coisa, tenha um site

Eu sei que você deve imaginar que ter um site é muito caro, ou que vai te dar muito trabalho. Eu posso te garantir que com conhecimentos básicos e um pouco de dedicação, você consegue criar e gerenciar o seu próprio site.

Você terá alguns custos para criar um site profissional, mas o investimento fica em torno de R$ 200,00 por ano. Os custos para manter um site não chegam nem perto da quantidade de clientes e dinheiro que ele pode trazer para o seu negócio á médio/longo prazo.

Então, se você quer que a sua empresa ou negócio apareça no Google, tenha um site antes de qualquer coisa.

 

Cadastro no Google Meu Negócio

O próprio Google possui uma ferramenta indispensável para negócios locais, você precisa cadastrar sua empresa, mas não pense que é só cadastrar e pronto, você precisa ser participativo na plataforma, precisa receber avaliações e comentários de clientes e precisa atualizar constantemente os seus dados. Veja algumas dicas para turbinar o Google Meu Negócio:

  • Mantenha os seus dados sempre atualizados;
  • Publique fotos dos seus serviços ou produtos;
  • Crie postagens com frequência;
  • Incentive os seus clientes a avaliarem e comentarem o seu negócio;

Veja o vídeo abaixo de como fazer o cadastro no Google Meu Negócio da forma correta.

 

Técnicas de otimização para negócios locais

Além de ter um site e um cadastro no Google Meu Negócio, você precisa investir em técnicas de otimização (SEO) para o seu negócio. É fundamental que o seu negócio siga a seguinte estrutura:

  • Site adaptável para todos os tipos de tela;
  • Site leve e rápido;
  • Certificado SSL instalado em seu site (https://);
  • Estrutura de conteúdo (Hs, Conteúdo, Imagens, Vídeos, SEO onpage…);
  • URLs amigáveis;
  • Dados estruturados do seu negócio (schema.org);
  • NAP Consistency (Nome, Endereço, Telefone) + Website;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Crie um Blog interno para o seu negócio;
  • Ser participativo em sua região/cidade;
  • Link Building (citações e backlinks);
  • Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio;
  • Cadastrar empresa em guias e listas locais (telelistas, ilocal, olx, guiamais e etc);

Esse é um checklist básico para a criação de uma presença online mais forte.

 

As redes sociais são fundamentais

Ter um perfil atuante nas redes sociais, principalmente na sua região, é determinante para alcançar um bom posicionamento no Google. Nunca foi confirmado, porém, é notório que sites e negócios que possuem um bom engajamento nas redes sociais, conseguem um melhor posicionamento no buscador.

As pessoas estão nas redes sociais e o seu negócio precisa ser visto por essas pessoas, lá você consegue ter um relacionamento direto com possíveis clientes. Seja ativo nas redes, tire dúvidas, comente em postagens, publique conteúdo, crie vídeos e compartilhe coisas interessantes, SEJA VISTO!

ícones de redes sociais

 

De nada adianta ter dezenas de clientes e prestar um serviço ruim

Pessoal, já cansei de atender pessoas que queriam ranquear os seus negócios no Google, antes de aceitar qualquer trabalho, eu pesquiso sobre a empresa e vejo a qualidade do serviço prestado.

De nada vai adiantar eu posicionar o seu negócio no Google, e você não investir no marketing mais poderoso que um negócio pode ter, o MARKETING DE INDICAÇÂO.

Por isso eu sempre falo, antes de atrair clientes, invista na qualidade dos seus serviços, “Clientes satisfeitos geram mais clientes…”.

 

Concluindo

Resolvi criar este artigo para ajudar pequenos negócios, mas eu preciso que você entenda que o processo deve ser constante, o fortalecimento da presença do seu negócio online, nunca vai acabar. As pessoas costumam largar de lado os seus sites e redes sociais, entenda que isso tudo precisa fazer parte do seu negócio, a internet tem um alcance gigantesto e totalmente gratuito.

 

Se você tem qualquer dúvida, pode perguntar aqui na caixa de comentários que eu responderei com todo prazer.

 

Um grande abraço para todos e vamos empreender com qualidade!

Este post tem 2 comentários

  1. Tenho muita vontade de trabalhar pela internet .No momento sou consultora da Hinode e tenho uma loja virtual. Mas não sei por onde começar .

    1. Olá Maria, existem diversas formas de trabalhar na internet. Se você tem alguma loja física, você precisa aparecer no Google!

Deixe uma resposta

Fechar Menu