Marketing para Fotógrafos: veja nossas dicas, estratégias e plano de ação

Todo profissional que atua de forma independente precisa de um bom gerenciamento de marketing, inclusive quem é fotógrafo. Nesta profissão, as melhores estratégias para divulgar os serviços são as próprias imagens fotografadas pelo profissional. Mas além desse artifício muito explorado há várias formas de melhorar as ações de marketing e divulgar ainda mais o serviço de fotografia.

Se você é fotógrafo e quer saber como divulgar seu negócio, acompanhe esse post até o final para descobrir várias formas de melhorar o marketing dos seus serviços. Além disso, daremos várias dicas para fotógrafos que querem se destacar na internet. Confira tudo isso a seguir.

pessoa segurando uma câmera fotográfica

 

Conceito de marketing

Antes de qualquer coisa é importante conhecer um pouco sobre os conceitos aplicados dentro do marketing. Hoje em dia é comum que as pessoas conheçam sobre marketing, mas para quem aborda esse tema de forma mais intensa em sua profissão ou empresa, é necessário saber um pouco mais sobre as estratégias que existem.

O principal conceito do marketing é atrair um determinado público-alvo para o item que está sendo divulgado. A divulgação em si pode ser feita em relação a uma empresa, marca, serviço, produto, entre outros itens desse tipo. No caso de quem é fotógrafo a divulgação é feita sempre em relação ao serviço de fotografia oferecido pelo profissional.

Em se tratando das estratégias de marketing, há várias formas de divulgar o seu serviço de fotografia. Com a expansão da internet, o marketing foi dividido entre ações convencionais e ações digitais, sendo que cada uma dessas modalidades possui suas características como vantagens e desvantagens. Independente da forma de divulgação, o importante é estudar bastante as características mais importantes sobre o seu trabalho, tais como: em que área de fotografia você atua? Quais são os serviços oferecidos? Quem é seu público-alvo? E muitas outras características.

Para colocar todas essas ações em prática, confira a seguir várias dicas de marketing para quem é fotógrafo e não dispensa o bom e velho marketing convencional:

 

1. Encontre sua área de atuação

É comum que os fotógrafos queiram trabalhar em várias áreas de atuação. Quem faz fotografia infantil não está desqualificado para fotografar casamentos. No entanto, quanto mais focada é a sua área de atuação maior é a otimização das estratégias de marketing para atrair clientes.

Por isso, você pode considerar atuar em uma ou mais áreas relacionadas que permitiram que você tenha um conhecimento mais aprofundado. Por exemplo, se você gosta de fotografar casamentos, invista nesta área e monte um portfólio rico em imagens que encantaram seus clientes. Agora, se a sua área é newborn, invista em todos os itens necessários para atuar com esse tipo de ensaio fotográfico.

Atuando em uma ou mais áreas relacionadas, você consegue focar em seu público-alvo de forma mais otimizada. No caso de quem faz ensaio newborn, o foco é o bebê recém-nascido juntamente com sua família. Sendo assim, as ações de marketing para promover o seu serviço estarão atreladas a esse público-alvo.

 

2. Invista em material impresso

A panfletagem é uma das estratégias de marketing mais utilizadas no mundo por empresas e profissionais que oferecem serviços. Embora existam ações mais inovadoras atualmente, o marketing impresso ainda é forte no Brasil e pode fazer uma grande diferença para a divulgação do seu trabalho.

Nesse caso, aposte em panfletos, cartões de visita e em qualquer material impresso que possa relacionar o seu serviço com seus dados de contato. Ao fazer esse investimento, tenha em mente o local de divulgação, como esse material será distribuído, e as características da edição do material.

Aliás, esse é um aspecto muito importante. O material que será impresso deve ter uma boa apresentação, com imagem e dados legíveis para que qualquer pessoa possa ler e compreender as informações. Além disso, confira antes de imprimir seu material de divulgação se os dados de contato estão corretos. Caso você esteja pretendendo mudar o número do seu celular, espere um pouco para imprimir o material para não perder tempo e dinheiro.

 

3. Ofereça serviço de qualidade

O sua melhor estratégia de marketing é sempre a indicação do seu cliente. Por isso, preze sempre por oferecer um serviço de qualidade para que seu cliente divulgue seu trabalho para outras pessoas. A qualidade aliada ao bom atendimento também fideliza o cliente, o que significa que ele poderá te contratar novamente caso queira fazer um novo ensaio fotográfico.

Essa é uma das melhores estratégias de marketing, pois ela possui um alto retorno para a contratação do seu serviço podendo ser feita por você sem nenhum custo, considerando que você e o seu serviço deve ser feito sempre com qualidade.

fotógrafo com sol ao fundo

 

4. Crie parcerias

Se você trabalha com o serviço de fotografia em festas e eventos, é interessante criar parcerias com buffets e espaços para eventos. Com essas parcerias você poderá ter seu trabalho divulgado por grandes nomes para pessoas que estão interessadas em contratar serviços como o seu.

Esse tipo de parceria pode ser firmada por qualquer profissional, desde que ela seja bem estudada antes. O ideal é que a parceria promova o contato do profissional com o público-alvo, de forma que ambas as empresas presentes na parceria se beneficiem desse contato.

Parcerias que podem render clientes:

  • Encontre pessoas influentes nas redes sociais da sua região e ofereça um ensaio fotográfico;
  • Faça parcerias com salão de beleza;
  • Parceria com salão de festas;

 

5. Participe de eventos

No caso de quem atua com festas e eventos, há diversos encontros que reúnem profissionais, empresas e clientes para a divulgação de produtos e serviços. Por exemplo, eventos com empresas que atuam na preparação de casamentos são comuns na maioria das cidades do país. Se você atua nesse ramo, procure por esses encontros e marque presença.

 

Como usar a internet para alavancar o negócio

Além de todas essas estratégias que já mencionamos, há diversas ações que você pode desenvolver na internet para atrair mais clientes. A internet se tornou um grande mercado para quem deseja fazer negócio, por isso, você não deve desperdiçar essa oportunidade de estar em contato com seus clientes.

Para explorar todas as vantagens que o marketing digital pode te oferecer, confira a seguir todas as nossas dicas para atrair mais clientes para o seu negócio de fotografia:

  • Google Meu Negócio – crie uma conta no Google Meu Negócio para divulgar os seus serviços, lá será possível você publicar suas fotos e apresentar o seu portfólio.
  • Divulgue nas redes sociais – crie perfis em várias redes sociais apenas para divulgar o seu trabalho. Nesses perfis você deverá divulgar fotos, preços, informações de contato, promoções, dentre outros itens deste tipo. O mais importante é que esses conteúdos sejam atrelados a informações de qualidade que farão seu público-alvo se interessar pelo seu trabalho.
  • Crie promoções que fidelizam – sabe aquela ideia de “desconto na segunda compra”, você poderá utilizar esse artifício para oferecer o seu serviço de fotógrafo. Por exemplo, você pode oferecer um trabalho de ensaio pré-wedding com desconto na contratação do serviço de fotografia para o dia do casamento.

Se você trabalha com fotografia para recém-nascido e para gestante, experimente oferecer esses dois serviços em um tipo de combo com desconto. Já a divulgação de tudo isso pode ser feita em seu próprio site ou nas redes sociais.

  • Faça um site profissional – para quem é fotógrafo, ter um site é um grande aliado na divulgação de portfólio. Já imaginou levar seu portfólio para todo lado sempre que um cliente ficar interessado em seu trabalho? Isso demanda tempo e dinheiro para se deslocar a todo momento.

Agora, com um portfólio online tudo que você precisará fazer é passar o seu endereço web para que seus clientes confiram seu trabalho. Claro que você pode e deve agendar uma visita com seu cliente para conversar melhor sobre os aspectos do serviço de fotografia, mas um portfólio online facilita muito.

  • Peça recomendações – sempre que concluir um trabalho com sucesso, peça para que seu cliente recomende nas redes sociais. No facebook, por exemplo, há uma sessão dedicada para as empresas onde os clientes podem deixar comentários e recomendações.

Além disso, os usuários das redes sociais também podem recomendar um profissional quando outro usuário solicitar esse tipo de recomendação. Por isso, não perca essa oportunidade e peça para que seus clientes recomendem seu trabalho para amigos e familiares.

  • Faça anúncios na internet – criar um anúncio se tornou algo fácil e rápido hoje em dia. Você pode divulgar qualquer coisa na internet há um custo baixo sem precisar de grandes conhecimentos para isso. Nesse caso, você poderá utilizar as redes sociais ou até mesmo o google para divulgar o seu trabalho. Os anúncios podem guiar o cliente para o seu site, para a fanpage ou até mesmo canal no YouTube.
  • Aposte em conteúdo de qualidade – para divulgar um site ou um perfil nas redes sociais a melhor coisa é apostar em um conteúdo de qualidade. Se você apenas cria um site, é provável que ele tenha poucos acessos por conta dos mecanismos que os buscadores utilizam para ranquear os conteúdos da web.

Nesse caso, você deve criar posts interessantes que atraiam seus clientes dentro da área de atuação dos seus serviços. Esses conteúdos podem ser sobre: “como escolher um bom fotógrafo”, “o melhor cenário para ensaios pré-wedding”, “dicas para deixar o bebê tranquilo durante o ensaio newborn”, entre muitos outros conteúdos deste tipo.

 

Essas são as nossas dicas para você atrair mais clientes, caso você tenha alguma dúvida ou queira saber outras sugestões, deixe um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu