Dicas de Marketing para Pequenas Empresas

Toda empresa precisa de um planejamento de marketing para alavancar as vendas ou contratações de serviços. Esse planejamento deve ser feito com seriedade e conhecimento de características importantes do mercado. Embora tudo isso pareça complexo, há maneiras simples de colocar conceitos de marketing em prática.

É empreendedor e não sabe por onde começar o marketing da sua pequena empresa? Nós te ajudaremos com várias dicas interessantes para colocar em prática estratégias que impulsionaram sua pequena empresa. Confira tudo isso a seguir.

 

Marketing para pequenas empresas

Independente do tamanho da empresa, as estratégias de marketing são sempre as mesmas. O conceito de divulgar algo já é visto como uma prática de marketing, que deve ter ainda um planejamento sério e preciso sobre as ações que serão geradas com a divulgação.

Sendo assim, podemos definir que o marketing para pequenas empresas nada mais é do que essas estratégias aplicadas para gerar ações importantes para um negócio, como a contratação de serviços, indicação de clientes, venda de produtos, fidelização de clientes, entre outros resultados positivos.

Entre pequenas e grandes empresas, o marketing não é definido de forma diferente. Há estratégias que são melhores para as pequenas empresas, enquanto que outras se saem melhores com negócios de grande porte. No entanto, é impossível dizer que um determinado tipo de divulgação não é eficiente para um negócio só por causa de seu porte.

Em se tratando da importância do marketing, qualquer negócio deve ter um planejamento adotado para este conceito. Embora muitas pessoas resumem o marketing como uma forma de gerar vendas ou contratação de serviços, na verdade essas estratégias fazem com que a empresa fique mais próxima do cliente, seja vista como autoridade e consiga um melhor posicionamento no mercado.

Mas para que essas ações sejam melhores aproveitadas, os profissionais de marketing rotularam as estratégias utilizadas pelas empresas entre convencionais e digitais, como se fossem dois momentos diferentes. As duas formas de divulgação são eficazes e promovem diversos benefícios. Por isso, mostraremos a seguir como você poderá alavancar seu negócio utilizando várias estratégias.

homem acertando o alvo

 

1. Pesquise bastante

Muitos especialistas consideram o marketing como um tipo de ciência, pois é através desse mecanismo que as empresas conseguem identificar as necessidades de seus consumidores e todas as demais características relevantes para as ações de marketing. São a partir de estudos e pesquisas que é possível desenvolver boas estratégias para lidar com os clientes.

Nesse caso, você deverá começar o marketing da sua pequena empresa com uma pesquisa detalhada de quem é seu cliente, quais são os hábitos de consumo dele, o que ele espera em relação a sua marca, onde ele vive e porque ele irá adquirir seu produto ou serviço.

A primeira coisa que você precisará identificar é o público-alvo, ou seja, quem é seu cliente. Considere os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa e avalie quem pode se interessar por eles. Por exemplo, se você possui um SPA de emagrecimento, seu público-alvo certamente será pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Essa é apenas uma definição vaga do seu público-alvo, você deve ainda descrevê-lo com mais características, como classe econômica, faixa etária, nível de escolaridade, gênero, localização, entre outras. Esse filtro serve para que suas ações de marketing tenha um foco maior em quem realmente poderá se interessar pela sua pequena empresa.

 

2. Faça um planejamento de marketing

Toda ação sem planejamento é um verdadeiro “tiro no escuro”. Além de poder gerar um grande desperdício de tempo e dinheiro para a empresa. Para quem tem uma pequena empresa, é preciso pensar bastante sobre qualquer investimento, por isso é fundamental planejar suas ações de marketing.

Para ter um bom planejamento, liste todas as suas pesquisas em um papel considerando as ações que você pretende gerar na empresa, as características do seu cliente e os motivos que os levam a consumir. Nesse caso, você poderá ainda listar todas as estratégias que permitiram um melhor posicionamento da sua empresa diante do cliente.

Cada uma dessas estratégias deverá ser planejada considerando o investimento, o tempo de retorno, os objetivos e o caminho para que ela seja colocada em prática. Para que tudo isso fique mais organizado e fácil de entender, faça um cronograma completo com data, horário e tempo de duração para cada estratégia planejada.

 

3. Venda mais do que produtos ou serviços

O bom de ter uma empresa pequena é que o empreendedor consegue transmitir um atendimento diferencial para seus clientes. A tendência é de que empresas maiores tenham um certo padrão para lidar com os clientes, o que gera um mau atendimento na maioria dos casos.

Por isso, conte com essa vantagem e ofereça vários benefícios para seus clientes. Além de produtos e serviços de qualidade, a sua empresa deve proporcionar vantagens que outras empresas da mesma área de atuação não oferecem, tais como: melhor receptividade, mais opções, descontos para clientes fidelizados, oportunidades e muitas outras vantagens.

Todo negócio deve ser pensado para ir além da lucratividade. Uma empresa deve oferecer a solução para os problemas das pessoas com o máximo de qualidade possível. Seja um destaque para seu cliente mostrando um produto ou serviço completo que atende a todas as necessidades.

Por exemplo, ao vender um pacote de tratamento em um SPA de emagrecimento, tenha em mente o conforto das acomodações, itens de necessidades básicas dos clientes, cardápio diferenciado considerando o gosto pessoal dos clientes, entre outras características que serão observadas pelo consumidor.

 

4. Calcule o investimento

Mesmo que a estratégia pareça perfeita, ela deve estar de acordo com o orçamento disponível para a empresa. Uma promoção incrível só terá bons resultados se ela não interferir de forma negativa na lucratividade da empresa. Claro que em algumas situações é interessante diminuir o lucro para fidelizar o cliente, mas todas essas questões devem ser bem pensadas.

Por isso, coloque na ponta do lápis todos os custos com as estratégias de marketing que você colocará em prática em sua pequena empresa. Muitas dessas estratégias não exigem grandes investimentos, mas dependendo da ação é necessário investir um pouco mais para atrair clientes.

Sendo assim, mensure valores ou porcentagens para investir em cada estratégia. Por exemplo:

  • 10% de investimento em material de divulgação impresso;
  • 30% de investimento em anúncios em revistas, jornais, rádios ou canais de televisão;
  • 20% de investimento para promoções incríveis;
  • 40% de investimento para oferecer vantagens em contratar serviços ou adquirir produtos em sua empresa.

Já o valor total do investimento deve estar de acordo com o que a sua empresa pode pagar. Calcule esses valores e faça a divisão do investimento da forma que for mais correto para a sua empresa.

 

Como usar a internet para alavancar o negócio

As estratégias de marketing digital são colocadas em prática na internet com o intuito de gerar maior engajamento de clientes e autoridade para uma marca. O melhor de divulgar na internet é que o investimento é bem baixo e o resultado costuma aparecer em pouco tempo. Por isso, todas as pequenas empresas só têm a ganhar se posicionando na internet.

Para colocar sua pequena empresa na internet, você poderá começar a colocar em prática as seguintes ações de marketing:

  • Explore as redes sociais – parece clichê, mas as redes sociais é a melhor forma de divulgar um negócio. Nesse meio de divulgação você não precisa investir nada, basta que você tenha um perfil da sua empresa e realize postagens interessantes.

No perfil da empresa, você deve focar em informações de contato e em descrições curtas que sejam fáceis de lembrar. Já nas postagens, você deve se dedicar um pouco mais para que os usuários da rede social tenham prazer em acompanhar a sua empresa.

Por isso, não faça apenas posts sobre serviços, dados de contato, entre outras coisas relacionadas a sua empresa. Poste sobre casos de sucesso, informações curiosas, entre outros conteúdos que sejam atrativos.

Por exemplo, considerando o exemplo de um SPA de emagrecimento, os posts poderão ser sobre dicas de uma alimentação mais saudável, como manter o foco da dieta, a importância de ter ajuda profissional no emagrecimento, entre tantos outros assuntos.

  • Crie um siteassim como as redes sociais, o site é uma ótima forma de divulgar uma empresa. Nesse caso, também é interessante ter conteúdos informativos para que os usuários da internet cheguem até o seu site de forma orgânica.

Nesse caso, você poderá criar um espaço em seu site em formato de blog para postar conteúdos informativos que ajudarão na solução de problemas dos seus clientes. Dessa forma, a sua empresa será vista como um tipo de solução na internet.

  • Faça anúncios – mesmo com várias opções gratuitas para divulgar sua empresa, você também poderá recorrer aos anúncios pagos. Há várias plataformas que oferecem suporte para divulgar anúncios, como é o caso do Google, Facebook ADS, Instagram ADS, entre outras.

Nesse caso, você terá que investir no serviço de divulgação ou até mesmo na contratação de um profissional para elaborar seu anúncio. A boa notícia é que esse custo costuma ser baixo e bastante rentável. Sendo assim, invista sem medo na internet e traga a sua empresa para perto de seus clientes.

  • Google Meu Negócio – é de extrema importância que o seu negócio esteja cadastrado no GMB, lá você consegue atrair um público local, realizar atualizações de postagens, publicar fotos do seu negócio e receber avaliações dos seus serviços.
  • Guias e agregadores locais – nós precisamos divulgar o nosso negócio no maior número de mídias possíveis, guias locais, jornais, blogs e agregadores são vitais para conseguirmos rankear um negócio no Google.

 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer alguma dica para seu negócio, deixe um comentário abaixo com o nicho do seu negócio e as dificuldades que você está enfrentando para alcançar novos clientes!

Deixe uma resposta

Fechar Menu