Dicas de Marketing para Salão de Beleza

O mercado de beleza no Brasil está entre os mais promissores em se tratando de resultados e inovação. Todos os anos, diversos produtos são lançados assim como os serviços são melhorados. Para ter ainda mais sucesso ao criar um salão de beleza, é indispensável que o empreendedor aprenda algumas estratégias de marketing.

Tem um salão de beleza e deseja atrair muito mais cliente? Então você não deve deixar o marketing da sua empresa de lado. Neste post falaremos tudo que você precisa saber sobre as principais estratégias de marketing e várias dicas para você atrair mais clientes utilizando a internet. Confira tudo isso a seguir.

banner salão de beleza

 

O que é marketing?

Também chamado de ciência de explorar, criar e agregar valor para promover a satisfação de um determinado público-alvo, o marketing é um dos artifícios empresariais que mais geram lucro para uma empresa. O marketing é um conceito de planejamento que integra as necessidades do público-alvo, o potencial de lucro e as melhores abordagens para atrair esse público.

Essa abordagem de pesquisa de público-alvo é chamada de ciência, pois para todas as estratégias utilizadas no marketing há um estudo por de trás que comprova a eficácia das ações adotadas para promover uma marca ou empresa. Atualmente, há diversas ações relacionadas as estratégias de marketing, sendo que cada uma delas promove resultados e um alcance diferente.

O mais comum é que o marketing seja dividido em dois período, sendo eles: marketing convencional e o marketing digital. Essa divisão entre períodos ocorre justamente pela maior utilização da internet tanto por empresas quanto por usuários. Antes dessa expansão da internet, as estratégias mais utilizadas eram as convencionais, que compõem ações como panfletagem, propagandas em televisão e rádio, promoções, dentre outras.

Com a inclusão das ações do marketing digital, as empresas passaram a conquistar um novo campo de atuação, que é a internet. Neste campo, o acesso é ilimitado podendo alcançar qualquer pessoa no mundo. O que significa que as oportunidades de negócio são muito maiores e mais promissoras para qualquer empresa. Considerando todas essas peculiaridades, o marketing digital trouxe todas as ações necessárias para que as empresas possam ter maior engajamento, autoridade e proximidade com seus clientes através dos canais de comunicação na internet.

Para qualquer empresa é importante unir as ações do marketing convencional ao digital, pois é esse conjunto de ações que contribuem para uma atração maior de clientes. Se você possui um salão de beleza, é essencial oferecer serviços de qualidade e produtos que se destacam no mercado. Dessa forma, seus clientes indicaram os serviços oferecidos por você para outras pessoas e levaram consigo panfletos e cartões de visita do estabelecimento, um grande passo na divulgação.

Não sabe por onde começar a colocar em prática o marketing do seu negócio? Não se preocupe, pois ensinaremos você o passo a passo de como fazer isso. Veja todas as nossas dicas a seguir.

local SEO figure

 

1. Faça um planejamento

Qualquer ação deve ser estudada e planejada antes de entrar em prática em seu negócio. Aliás, é a partir do planejamento que você deverá estabelecer boas estratégias de marketing. Esse planejamento inclui uma pesquisa de vários aspectos importantes, tais como:

  • Quem é o público-alvo do seu salão de beleza?
  • Quais serviços são mais procurados por esse público?
  • O salão de beleza possui um tipo de especialidade?
  • Quais são as características que destacam o seu estabelecimento?

Ao responder todas essas perguntas, você provavelmente terá um perfil interessante sobre a sua clientela e sobre o seu próprio negócio. No caso dos consumidores com mais chances de entrar em seu salão de beleza, é interessante considerar características como idade, sexo, classe econômica, entre outras, para filtrar ainda mais o público-alvo. Quanto mais específico, o marketing da empresa passa a ter mais chances de conquistar clientes.

 

2. Incentive a fidelização de clientes

Não há nada melhor para o marketing de um negócio do que um cliente satisfeito. Além dele querer voltar mais vezes para o salão de beleza, ele também espalhará para todos que aquele estabelecimento oferece serviços de qualidade em ambiente agradável e com ótimo atendimento. Por isso, você nunca deve deixar de lado conceitos como uma boa apresentação do seu salão, serviço sempre de qualidade e um bom atendimento aos seus clientes.

Para fidelizá-los, você pode utilizar estratégias como promoções de serviços e descontos a cada agendamento periódico que o cliente fizer em seu estabelecimento. Esse tipo de promoção faz com que seus clientes queiram voltar para o salão e ganhar cada vez mais desconto ao agendar um novo procedimento.

Nesse caso, você poderá apostar em um preço específico para a primeira vez que o cliente realizar um procedimento e um segundo preço para a próxima visita. Claro que todas essas ações devem ser pensadas para que o estabelecimento não seja prejudicado. Se os cálculos estiverem de acordo com os gastos e com o lucro mínimo estabelecido para o procedimento, vale a pena oferecer a promoção.

Tipos comuns para fidelizar um cliente:

  • Promoções;
  • Concursos;
  • Sorteios;
  • Cartão fidelidade;
  • Atrações.

 

3. Pense nas características do seu salão de beleza

Além de atrair seus clientes, você deve oferecer ótimas condições em seu estabelecimento, tais como conforto, decoração, iluminação, dentre outros itens que deixaram o seu salão de beleza mais bonito e atrativo. Nesse caso, estamos falando de estrutura e decoração do estabelecimento. Em termos de estrutura, é fundamental que o salão tenha os equipamentos necessários para os serviços que serão oferecidos.

Já em relação a parte decorativa, é sempre bom contar com um ambiente bonito e aconchegante. Sendo assim, aposte em itens de organização para que todos os espaços sejam otimizados e melhor aproveitados. Além disso, use itens decorativos naturais como plantas e iluminação natural que tornam o ambiente mais bonito visualmente.

Com um ambiente bonito e bem mobiliado, você poderá tirar várias fotos e selfies para postar os trabalhos realizados em seu salão de beleza. Nesse caso, você pode até mesmo montar um ambiente para que seus clientes possam tirar fotos no espelho e mostrar o novo visual nas redes sociais. Mas lembre-se sempre de pedir para que os clientes compartilhem o nome do estabelecimento junto a imagem, pois isso fará muita diferença na visibilidade do seu negócio.

 

Como usar a internet para alavancar o negócio

Como já mencionamos, o marketing antes da internet é chamado de convencional. Embora essa ainda seja a modalidade mais utilizada pelas empresas em todo o mundo, o marketing digital é um grande aliado para empresas que desejam crescer e se destacar. No caso do seu salão de beleza, o marketing digital pode oferecer diversas vantagens, como uma maior autoridade dentre o seu público-alvo, mais visibilidade e uma atração maior de clientes.

O melhor de tudo isso é que essas vantagens podem ser adquiridas por qualquer salão de beleza sem nenhum custo adicional. Se você já possui internet no salão de beleza, não há nenhum custo em divulgar seus serviços nas redes sociais. Agora, se você quiser investir um pouco mais, há várias formas de criar anúncios e veicular sua propaganda em vários meios de comunicação. Para contar com todas essas vantagens que só a internet pode te oferecer, confira todas as nossas dicas:

  • Google Meu Negócio –  crie um cadastro para o seu salão de beleza no Google Meu Negócio, lá é possível você informar os serviços que o salão realiza, postar fotos de trabalhos feitos, publicar postagens, horários de funcionamento e ainda receber avaliações e comentários dos seu clientes.
  • Crie perfis em redes sociais – hoje em dia muitos consumidores estão nas redes sociais ávidos por indicações de serviços e produtos de qualidade. Ter vários perfis em diferentes redes sociais é o mesmo que abrir as portas para uma clientela gigantesca. Nas redes sociais você poderá divulgar trabalhos realizados, ambientes do seu salão de beleza, serviços e produtos oferecidos, dentre outros aspectos que destacaram seu negócio. Além disso, as redes sociais auxiliam para que o seu salão seja encontrado mais facilmente por consumidores da região.
  • Veicule anúncios – se você pensa que para criar uma propaganda é necessário investir pesado, fique sabendo que não. Há várias formas de criar anúncios a um custo bem baixo. Nas redes sociais, por exemplo, você consegue criar campanhas de vários tipos a um custo baixo com alta taxa de retorno.

Na maioria das redes sociais você pode escolher o período de divulgação de acordo com o orçamento disponível. Outro ponto interessante é que você não precisa contratar nenhum profissional de marketing para fazer isso por você. Basta que você tenha uma imagem e uma chamada atrativa para criar o anúncio.

  • Tire fotos e divulgue – as fotos são os melhores cartões de visita que você pode oferecer. Ao mostrar os trabalhos que você realiza no salão de beleza, seu público-alvo ficará mais interessado em conhecer o seu trabalho, principalmente se você mostrar algo que for um verdadeiro diferencial. Por isso, sempre que um cliente estiver satisfeito com o resultado do seu trabalho, peça para tirar uma foto ou para que o próprio cliente divulgue o trabalho nas redes sociais.
  • Faça um site – ter uma página só de sua empresa na web é excelente para o seu salão de beleza. Neste site, você poderá divulgar os serviços, preços, localização e até mesmo oferecer a possibilidade de agendamento através da internet. Já pensou que seu site pode ser convertido em vários emails pedindo agendamento? Essa é uma realidade que pode ter custo zero, caso você utilize ferramentas gratuitas. Veja a importância de um site para o seu negócio
  • Marketing de conteúdo – crie páginas específicas para os seus serviços e marque as cidades em que você atende. Pessoas geralmente pesquisam no Google por serviço + nome da cidade, Exemplo: Manicure em Taubaté – SP.

 

Depois de todas essas dicas, podemos garantir que investir na presença online do seu negócio, é a melhor e mais viável alternativa.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como utilizar a internet para atrair mais clientes para o seu salão de beleza, deixe um comentário aqui embaixo, nós vamos responder com todo prazer!

Deixe uma resposta

Fechar Menu