Como montar uma Loja de Roupas

Ter um próprio negócio se tornou uma realidade para muitas pessoas que ficaram desempregadas durante a crise econômica. Mas nem todos os tipos de negócios sobrevivem a um período tão conturbado quanto o que vivemos no Brasil, exceto por alguns setores da economia, como alimentação, vestuário e saúde.

Se você está pensando em abrir uma loja de roupas, saiba que esse é um mercado muito lucrativo que resiste fortemente aos períodos de crise econômica. Afinal, mesmo durante a crise as pessoas têm necessidades e uma delas é se vestir. Sendo assim, preparamos um guia completo com várias dicas para você montar uma loja de roupas. Confira tudo isso a seguir.

mulher em loja de roupas

 

Como montar uma loja de roupas

Antes de montar qualquer tipo de negócio você deve sempre planejar como será esse empreendimento. Em se tratando de uma loja de roupas há várias escolhas que devem ser feitas antes de começar a estruturação da loja. Considerando todos esses aspectos, você deverá seguir algumas etapas para planejar todos os detalhes da sua loja.

 

1. Posicionamento de mercado

Essa primeira etapa também faz parte do planejamento de um modo geral, mas sem ele não é possível planejar nada sobre sua loja. O tipo de roupa que você venderá na loja determinará muitas coisas sobre seu negócio. Atualmente, você pode abrir uma loja com todos os tipos de roupas ou então um estabelecimento que oferece um determinado tipo de vestuário.

De acordo com especialistas no assunto, quanto mais específico é o produto maior é o filtro utilizado para seus clientes. Mas isso não quer dizer que um negócio é mais lucrativo que o outro ou ainda que um tem mais chances de dar certo que o outro. Na verdade, você também deve considerar seu gosto pessoal e explorar a opção que é mais interessante para você e para o local que você pretende montar sua loja.

Considerando essa questão, você poderá explorar vários segmentos como as lojas focadas em um único tipo de roupa ou lojas que vendem todos os tipos. Veja a seguir algumas opções muito utilizadas pelos empreendedores:

  • Loja de roupas femininas;
  • Loja de roupas masculina;
  • Loja de roupas infantis;
  • Loja de roupas de todo tipo;
  • Loja de roupas esportivas;
  • Loja de roupas íntimas;
  • Loja de roupas evangélicas;
  • Loja de roupas para gestantes;
  • Loja de roupas de praia;
  • Loja de roupas de marcas famosas e grifes.

Essas são as opções mais exploradas, mas você pode ainda variar dentro do seu próprio estabelecimento montando seções diferentes. A mescla de seções ocorre principalmente entre os gêneros, onde há categorias exclusivas para homens, mulheres e crianças.

 

2. Perfil do público-alvo

Considere o tipo de loja de roupas que você pretende montar para traçar o perfil de seus clientes. Por exemplo, se a loja possui roupas esportivas à venda, isso significa que o público-alvo do estabelecimento são pessoas que fazem academia ou que praticam algum esporte.

Essas são considerações bastante vagas, você deve ainda estabelecer alguns parâmetros mais detalhados, como a classe social, faixa etária, gênero, aspectos físicos, entre outros detalhes. No exemplo anterior, vamos supor que você abra a loja em uma área nobre da sua cidade, sendo que 70% das roupas possuem formatos e tamanhos para pessoas em boa forma.

Nesse caso o público-alvo será pessoas que fazem academia ou que praticam algum esporte, em boa forma, com faixa etária de 18 à 40 anos e classe social A. Viu só como o perfil de seus clientes ficou mais específico? É assim que você deve traçar o perfil do seu público-alvo.

Se preciso, faça uma pesquisa mais elaborada sobre quem compra determinado tipo de roupa, entre outros detalhes que devem ser considerados por você ao planejar sua loja. Mas afinal, porque isso é importante? Bom, é a partir dessas informações que você planejará o endereço da sua loja bem como as características dela.

 

3. Ponto comercial

O melhor ponto comercial será sempre aquele que está mais próximo do seu público-alvo. Se você visa o público jovem de ambos os sexos, procure por pontos comerciais próximos a escolas técnicas, universidades e colégios. Utilize esse mesmo pensamento para qualquer tipo de público.

Ainda sobre o ponto comercial, considere aspectos importantes para a sua loja como a localização, estrutura que já existe, o que precisará ser transformado, entre outros detalhes importantes para montar a sua loja de roupas.

Uma boa dica em se tratando de loja de roupas é montar seu negócio próximo ao concorrente. Não se preocupe se a loja do lado existe há mais tempo ou se eles possuem muitos clientes. Sempre haverá espaço para mais uma loja de vestuário, ainda mais porque os consumidores costumam ir de uma loja para a outra até encontrar o que eles precisam. Sendo assim, às vezes vale mais a pena ficar do lado da concorrência do que em um local isolado.

 

4. Observe a concorrência

A análise de mercado é fundamental para qualquer negócio, inclusive para lojas de roupas. Sendo assim, veja quantos concorrentes há na região escolhida para o seu estabelecimento. Considere se a região não está saturada de lojas iguais a sua, o público das lojas que já existem na região, pontos fortes e fracos da concorrência, entre outras considerações.

Tome como base os erros e os acertos das outras lojas para planejar a estrutura do seu negócio. Melhor aprender com os erros dos outros do que perder tempo cometendo-os. Faça essas observações e anote os dados para usá-los sempre que necessário.

 

5. Planeje as finanças

Lembra que você coletou dados sobre a concorrência? Vamos utilizá-los agora no planejamento das finanças do seu estabelecimento. Tome como base o volume médio de vendas e os custos das roupas vendidas por seus concorrentes para ter uma média do quanto você terá de lucro ao aplicar o mesmo método.

Caso você queira algo mais preciso, você poderá ainda coletar dados de fornecedores e planejar o valor que cobrará em média pelas peças de roupa. Dessa forma, você terá valores do quanto é necessário para adquirir a mercadoria, quanto de lucro essa mercadoria proporcionará e o tempo estimado para que esse lucro pague por todos os investimentos, ou seja, o tempo de retorno do seu negócio.

 

6. Investimentos

Para abrir uma loja de roupas é necessário investir em estrutura, imóveis, equipamentos, mercadorias, entre outros itens desse tipo. Além disso, você precisa ter um valor para girar o capital da sua empresa, que será utilizado para a compra de produtos para a revenda. Sobre os materiais necessários para uma loja de roupas, podemos destacar os seguintes itens:

  • Balcão para atendimento ou caixa;
  • Manequins, espelhos, araras e provadores;
  • Estantes, vitrines e prateleiras;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Programas para emitir cupom fiscal;
  • Mesas, cadeiras, arquivo e materiais de escritório.

Em termos de estrutura, é fundamental que a sua loja tenha a área do cliente (com expositores, espelhos e provadores), o balcão de atendimento, um pequeno estoque para as roupas, escritório e banheiro para os funcionários. Essa é a estrutura básica para qualquer loja de roupas, mas você pode ainda explorar mais áreas dentro do seu negócio.

Agora que já sabemos o que é necessário para abrir uma loja de roupas, podemos falar de valores. Em média, uma loja de roupas pode ser aberta com um investimento de R$ 100 mil. No entanto, há lojas que começaram com menos ou com mais investimento. Tudo dependerá do local escolhido, dos itens que serão comprados, entre outros fatores.

 

7. Decorando a loja

Embora muitos comércios possam ser inaugurados com o mínimo de decoração, para quem é dono de uma loja de roupas sabe que isso não é possível. A decoração da loja é fundamental para que os clientes sejam atraídos ao estabelecimento. Isso porque os clientes gostam de ambientes convidativos e bonitos, afinal, eles querem encontrar peças bonitas na loja.

Invista em iluminação, revestimentos com texturas diferentes, vitrines, pinturas, móveis de qualidade e não se esqueça da fachada. O cartão de visita da sua loja é a fachada, por isso deixe a calçada em perfeitas condições e faça uma decoração atrativa nas paredes de destaque da sua loja.

 

Dicas para seu negócio dar certo

Além de todas essas informações essenciais para abrir sua loja de roupas, você poderá utilizar as seguintes dicas para seu negócio dar certo:

  • Divulgue sua loja na internet;
  • Utilize as redes sociais para postar fotos de looks e promoções da loja;
  • Ofereça diferentes formas de pagamento;
  • Capriche no atendimento ao cliente;
  • Ofereça conforto aos clientes (sofás, bebidas e biscoitos);
  • Faça promoções que promovem a fidelidade dos clientes;
  • Mantenha a loja sempre organizada e limpa;
  • Personalize as sacolas da loja com a sua marca;
  • Use materiais impressos, como cartões de visita, panfletos e embalagens de presente com o nome da loja;
  • Ofereça opções de troca de roupas com defeitos, presentes que não serviram ou que não agradaram;
  • Dê descontos para clientes mais antigos como forma de benefício pela fidelização;
  • Trabalhe com produtos de qualidade;
  • Procure por fornecedores pontuais na entrega com bons produtos para revenda;
  • Fique de olho nas finanças da sua loja;
  • Contrate funcionários se for necessário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu