Como conseguir clientes pelo Facebook para o seu negócio

As redes sociais fazem parte atualmente da vida da maioria das pessoas, por isso, as empresas comprometidas a ter mais clientes ou um melhor posicionamento no mercado não devem deixar de lado esses canais de comunicação. O facebook, por exemplo, está entre as redes sociais que mais auxiliam os negócios. Isso porque a rede social possui diversas formas de atrair mais clientes para um negócio.

Você já possui um negócio, mas deseja aumentar a sua clientela com a ajuda do facebook? Então confira esse post até o final para atrair muito mais clientes utilizando o facebook. Além disso, veja todas as nossas dicas para transformar o perfil da empresa no facebook em um verdadeiro cartão de visita.

facebook imã

 

Como atrair clientes pelo facebook para um negócio

A primeira coisa que os empreendedores ávidos por conquistar mais clientes precisam saber é que o facebook, como muitas outras redes sociais, são ótimas portas de entrada para encontrar clientes. Além disso, as redes sociais são excelentes para contar detalhes sobre a empresa, sobre os produtos ou serviços comercializados, entre outras informações que farão os clientes conhecer o seu negócio.

Por isso, ao divulgar o nome do seu negócio no facebook você está contribuindo para que mais pessoas conheçam a sua empresa. Seja através de posts que detalham o seu negócio ou de conteúdos relacionados à sua área de atuação. Há diversas formas de atrair clientes, engajar e ainda convertê-los para as ações que você deseja, utilizando apenas o facebook como seu aliado.

Mas para ter o facebook como aliado é necessário ter alguns cuidados, pois a rede social é cheia de regras para os usuários que divulgam com a finalidade de elevar os negócios. Sendo assim, confira a seguir todas as dicas que você precisa para atrair clientes pelo facebook para o seu negócio.

 

1. Criando um perfil profissional

A primeira coisa que os seus clientes perceberão sobre o seu negócio no facebook é a forma como o perfil da empresa foi elaborado. Por isso, é importante que você planeje todos os detalhes desse perfil para que seus clientes tenham uma boa impressão sobre o seu negócio. Um bom perfil profissional começa com a criação de uma fanpage, que é o tipo de perfil dedicado às empresas no facebook.

Nesta fanpage, ou página de negócio, você deverá colocar foto de capa, foto de perfil, informações da sua empresa e meios de comunicação. Cada um desses itens deve ser pensado para criar uma boa impressão. Por exemplo, as imagens escolhidas devem estar relacionadas com a empresa. O mais ideal é que elas sejam elaboradas por design ou por você mesmo, desde que fiquem originais e destaquem as principais características do seu negócio.

Já no caso das informações da empresa, você poderá criar um resumo do seu negócio, destacando as principais áreas de atuação, produtos ou serviços oferecidos. Lembre-se que essas informações deverão aparecer de forma resumida no perfil da empresa. Outra informação muito importante sobre seu negócio que merece um pouco de atenção são os meios de comunicação. Nesse caso estamos falando de telefone, whatsapp da empresa, email, site e outras redes sociais. Não hesite em oferecer portas de comunicação para seus clientes, pois é através delas que seus clientes chegarão.

 

2. Participando de grupos locais

Uma ótima estratégia para divulgar o seu negócio no facebook é participando de grupos. Você mesmo poderá criar um grupo sobre a área de interesse do seu negócio. Dessa forma, seus possíveis clientes serão atraídos para o grupo e tudo que você precisará fazer é mostrar que o seu negócio existe e que está pronto para atendê-los.

Seguindo essa mesma dinâmica, você também pode entrar em grupos que já existem no facebook. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa seja uma academia e você queira atrair clientes utilizando os grupos que já existem no facebook. Nesse caso, você poderá procurar por grupos do mundo fitness utilizando palavras-chaves como: esportes, academia, emagrecimento, crossfit, musculação, vida saudável, atividade física, entre outras.

Esse meio de atrair clientes exige um pouco de cuidado e bastante dedicação. Isso porque o facebook poderá banir a sua página ou o seu perfil profissional caso você viole a política de divulgação do facebook. Além disso, você deve sempre conferir as regras dos grupos para não violar nenhuma delas e ser banido pelo administrador. Essas situações poderão atrapalhar muito o seu negócio, por isso tenha muito cuidado ao divulgar a sua empresa.

 

3. Utilizando o facebook ADS

Todas as dicas mencionadas anteriormente proporcionam o alcance orgânico de clientes, que é a forma mais indicada para engajar e atrair clientes. Mas nem sempre essa estratégia mostra resultados eficientes. Por isso, em algumas situações você poderá utilizar o facebook ADS para auxiliar na divulgação da sua empresa.O facebook ADS é a forma como que o facebook criou para divulgar anúncios publicitários dentro da plataforma. Nestes anúncios criados pela própria empresa, o facebook utiliza mecanismos para otimizar a busca do público-alvo e divulga o seu negócio para quem realmente poderá se tornar um cliente. Para a criação dos anúncios o facebook disponibiliza diversas ferramentas de criação, onde você poderá personalizar o público-alvo, os dias de divulgação da sua campanha, imagens e até o texto de divulgação.

Tudo isso pode ser obtido a um custo, que é bastante mínimo considerando o retorno incrível que essa ferramenta oferece. Dependendo do período de veiculação você poderá criar anúncios publicitários por valores bem baixo, como R$ 1 por cada dia de divulgação. Mas para ter sucesso nesses anúncios é preciso filtrar bastante o público-alvo e criar campanhas que atraiam clientes. Por exemplo, se o seu objetivo é vender um plano semestral de atividades físicas para emagrecimento, seja específico em seu anúncio e crie filtros que buscam a cidade onde estão os seus clientes, a faixa etária, o gênero, entre outros filtros.Outro detalhe muito importante são os aspectos do anúncio. Eles nunca devem ser poluídos com imagens ou palavras muito promocionais. Tente ser suave em sua abordagem e bastante objetivo. Considerando o exemplo anterior, você poderá criar um anúncio do tipo: “Emagrecer com saúde é possível com nosso plano semestral de emagrecimento”, junto a uma imagem que tenha tudo a ver com o produto oferecido.

banner azul facebook ads

 

4. Compartilhando seus produtos ou serviços

Embora as redes sociais sejam ótimas aliadas para qualquer negócio, é necessário saber utilizá-las para atrair clientes para o seu negócio. Para fazer isso de forma orgânica, sem gastar nenhum centavo com divulgação, você precisará utilizar posts que divulgam seus produtos ou serviços de forma discreta e eficiente.

Em sua página no facebook, crie post sobre assuntos interessantes para que seu público-alvo seja atraído para a página. No exemplo de uma academia, posts que são um verdadeiro sucesso para esse nicho de mercado são aqueles que falam sobre dicas para emagrecer, dicas de exercícios para definir o corpo, alimentos indicados para o pré e pós-treino, entre outros assuntos desse tipo.

Compartilhar esse tipo de post fará com que mais clientes cheguem em sua fanpage, o que resultará em mais clientes procurando pelo seu site ou mesmo ligando para o seu negócio. Mas no meio destes posts, também é importante que você divulgue os produtos que são comercializados em sua empresa ou mesmo os serviços que são oferecidos.

Faça isso sempre de forma discreta, mas sem deixar de ser objetivo. Dê ênfase para promoções, comemorações, trabalhos realizados e qualquer outra coisa que destaque a sua empresa dos concorrentes.

 

5. Contratando ajuda profissional

Se você não entende muito sobre como escrever posts de destaque para o Facebook ou mesmo não sabe lidar com as ferramentas do Facebook, não feche essa porta de comunicação com o seu cliente por essas razões. O Facebook poderá proporcionar ótimas oportunidades para o seu negócio, por isso não é indicado abrir mão deste meio de comunicação.

Para driblar esses problemas ou mesmo otimizar o seu tempo disponível para tarefas mais importantes, contrate profissionais para gerenciar a sua página no Facebook. Atualmente, muitas empresas contam com profissionais que já atuam na área para gerenciar suas páginas no Facebook. Além do gerenciamento, esses profissionais cuidam do design e da produção de conteúdo para que mais clientes sejam atraídos até seu negócio.

Mas quais profissionais eu devo contratar? Você deve estar se perguntando. Hoje em dia ficou fácil e rápido contratar um profissional para esse tipo de trabalho online. Há diversas plataformas e sites que oferecem o contato entre cliente e profissionais para a elaboração de trabalhos digitais, tais como: criação de logo, criação de conteúdo escrito, gerenciamento de redes sociais, criação de vídeos, entre outros trabalhos desse tipo.

Para divulgação do seu negócio no Facebook, é indicado contratar um profissional de design para criação de logo ou então utilizar logo e outras imagens que já foram criadas para a sua empresa. No caso do conteúdo escrito, se você não tiver conhecimento técnica sobre o assunto é indicado contratar profissionais redatores.

Independente da forma como você irá divulgar a sua empresa é importante ter sempre essa porta em aberto para que você amplie a divulgação do seu negócio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu