Aprenda como atrair clientes pelo Instagram para seu Negócio

Levar o nome de um negócio para a internet não é tão simples quanto parece. A boa notícia é que as redes sociais vieram para facilitar essa interação entre clientes e empresas do mundo inteiro. Por isso, qualquer empreendedor que tenha um negócio não pode deixar de explorar esse mundo cheio de oportunidades.

Tem um negócio, mas não sabe como atrair clientes pelo Instagram? Não se preocupe, nós falaremos todos os detalhes de como você poderá atrair muito mais clientes para o seu negócio utilizando o Instagram. Veja todas as nossas dicas a seguir.

 

Como atrair clientes para um negócio pelo Instagram

O Instagram é uma rede social amplamente utilizada no mundo, tanto por pessoas quanto por empresas. Sabe-se que todos os dias são publicados cerca de 95 milhões de vídeos e fotos na rede social, que resulta em uma interação diária de 4,2 bilhões de “curtidas” somente no Instagram. Em relação ao perfil dos usuários, o Instagram é composto por 53% de usuários do sexo feminino e outros 47% do sexo masculino, onde a faixa etária predominante é de 18 a 36 anos.

Esses dados reforçam o quanto a rede social é importante para interações sociais entre empresas e clientes. Sem contar que o próprio Instagram já estabelece uma relação direta com outras redes sociais. Entre os usuários que utilizam o Instagram, 95% deles também utilizam o Facebook e o Twitter. Sendo assim, para os empreendedores que desejam atrair mais clientes, o Instagram é uma grande oportunidade para gerar muitos negócios.

Para colocar a sua empresa no Instagram é preciso seguir algumas recomendações e não infringir nenhuma regra estabelecida pela rede social. Imagens ofensivas, pornografia, ou frases que possam gerar ambiguidade em contextos negativos não devem ser postadas no Instagram. Do contrário, você poderá ter sua conta banida e muitos usuários ofendidos com a publicação. Mas essa é apenas uma das regras da rede social. Para ter sucesso em suas postagens, confira todas as nossas dicas a seguir.

vender e atrair clientes pelo instagram

 

1. Perfil no Instagram para um negócio

Diferente de um usuário do Instagram, a empresa precisa ter uma preocupação maior com seu perfil na rede social. Isso porque ele funcionará como um cartão de visita para os clientes. Para começar você deverá criar um nome de usuário fácil de ser lembrado e que tenha tudo a ver com o seu negócio. Por isso, é recomendado que esse nome de usuário seja o nome da empresa. Se o nome de usuário pretendido não estiver disponível, utilize pontos, underline ( _ ), traços, entre outros detalhes gráficos para não abrir mão do nome da sua empresa.

Criado o nome de usuário, você deverá editar o seu perfil considerando as características do seu negócio. Por exemplo, na foto de perfil o interessante é você colocar a logomarca que identifica a sua empresa. Já em biografia, o ideal é publicar uma descrição simples e objetiva das operações realizadas pela empresa. Nesse momento, utilize emoticons e tópicos para tornar a leitura menos cansativa possível.

Ainda no perfil, utilize links de sites, fanpage, canais no YouTube e outros perfis em redes sociais para que os usuários do Instagram também possam encontrar a sua empresa de outras formas. Essa interação irá gerar um tráfego junto as redes sociais ou site que represente a empresa.

 

2. Instagram comercial

Depois de criar o seu perfil, outro passo muito importante é alterar o tipo de perfil de usuário para Instagram comercial. Essa modalidade de perfil permitido pela rede social atende a todas as necessidades das empresas. A troca do perfil deve ser feito em configurações por meio da aba “mudar para perfil comercial“.

Ao realizar essa alteração você poderá observar que é possível ver todos os usuários que seguem o seu negócio e prever um melhor horário para postar publicações, fotos e vídeos. Outro ponto muito importante sobre essa alteração é que será adicionado em seu perfil um botão escrito “Entrar em contato” para que seus clientes possam conferir informações de contato, tais como, endereço, email e telefone.

 

3. Hashtags para atrair clientes

As hashtags são muito importantes para qualquer postagem, por isso você nunca deve deixar de usá-las. É através delas que os usuários do Instagram chegarão até uma publicação da sua empresa. Em cada publicação o Instagram permite a utilização de até 30 hashtags. Isso significa que a sua empresa possui 30 chances de ser buscada por um usuário no Instagram dentre os assuntos de cada uma das suas publicações.

Nesse caso, você deverá explorar principalmente as hashtags que mais são utilizadas dentro do seu segmento. No entanto, você também pode utilizar hashtags mais genéricas, como: #inovação, #marketing, #startup, entre outras. As hashtags regionais também são excelentes para publicações comerciais, tais como: #alagoas, #recife, #saopaulo, e muitas outras.

Não há uma regra que impõe a quantidade ideal de hashtags que você deve utilizar por cada publicação, mas o ideal é que você tenha bom senso para não poluir demais a publicação. Nem sempre 30 hashtags é ideal para uma publicação, por isso saiba equilibrar o uso de hashtags com ótimas palavras-chaves que serão buscadas facilmente no Instagram.

 

4. Frequência ideal para postagens e interação

Ter um perfil comercial no Instagram não é tudo, a interação com os clientes é parte fundamental para que o uso da rede social realmente dê certo. Mas essa interação só é possível quando há uma certa frequência em publicações realizadas pela empresa. Isso significa que você deve mostrar que a empresa está ativa e disponível para seus clientes.

Mas como dizer isso aos clientes no Instagram? Simples, crie postagens com frequência para que sua empresa não seja esquecida. Não há um número ideal de postagens por semana ou por mês, mas você pode explorar um cronograma que atenda as necessidades do seu negócio. A maioria das empresas realizam postagens diárias, podendo ser mais de uma postagem no dia.

Independente da quantidade de postagem, o ideal é que você tenha um cronograma para manter a frequência da publicação. Não adianta nada encher de postagens na segunda-feira e voltar para o Instagram só na sexta-feira. Mantenha uma rotina de publicações com informações úteis e interessantes para seus clientes.

 

5. Conteúdo das publicações

Tão importante quanto manter um cronograma de publicações é o conteúdo que será postado no Instagram. Postar projetos realizados pela empresa, feitos, rotina de trabalho, entre outras coisas desse tipo são interessantes, mas esses posts devem ser mesclados com outras publicações.

Isso porque os usuários do Instagram querem conteúdo informativo, interessante e atrativo. Publicar apenas produtos à venda ou serviços oferecidos pela empresa fará com que seus clientes fiquem desinteressados em sua empresa. Sendo assim, saiba equilibrar suas publicações com conteúdos interessantes.

Além dessa mescla, você deve ter uma preocupação especial com as imagens publicadas no Instagram. Se elas tiverem qualidade baixa, montagens mal feitas ou ângulos que não favoreçam a imagem, isso poderá queimar o nome da sua empresa. Por isso, utilize apenas imagens com muita qualidade e claro, originais.

Se você não puder contratar um fotógrafo profissional para editar suas fotos, utilize aplicativos ou sites que disponibilizam edições simples para dar mais profissionalismo em suas imagens. O Canva é um exemplo de aplicativo com várias funcionalidades para a edição de imagens. Não importa o aplicativo, filtro ou edição escolhida, o ideal é que suas fotos sejam sempre lindas, originais e muito profissionais.

 

6. Instagram ADS

No Instagram as empresas podem criar anúncios que serão veiculados dentro da plataforma por meio de vídeos, fotos e carrossel de imagens. Esses anúncios podem ser feitos para várias finalidades, como conversões, cliques, visualização de vídeos e até mesmo instalação de aplicativos. Com os anúncios, as empresas conseguem maior reconhecimento da marca, atração e visibilidade, ou seja, várias características benéficas para qualquer negócio.

Para criar um anúncio no Instagram ADS você deverá utilizar os filtros que a própria rede social disponibiliza para as propagandas publicitárias. Nesse caso, você poderá optar por filtros como gênero, idade, localização, interesses gerais, interesses de consumo, momentos da vida, dispositivos e sistemas operacionais e públicos personalizados. Esses filtros tornam a veiculação do seu anúncio mais focada no público-alvo.

Os anúncios criados pelas empresas no Instagram ainda seguem algumas regras para serem aprovados. Por exemplo, as imagens publicadas com texto não podem ter mais de 20% da área ocupada pelo texto. A descrição da imagem deve conter no máximo 300 caracteres, por isso, esse espaço deve ser muito bem aproveitado. No caso de vídeos, o tempo permitido é de 5 a 60 segundos, sendo que o formato requerido é o de MP4.

Lembrando que esse tipo de veiculação é feito pelo Instagram a um custo que dependerá do alcance pretendido para a campanha e dos dias que essa campanha ficará em circulação pela rede social. Nesse caso, você deverá acompanhar o orçamento que você dispõe para a veiculação do seu anúncio no momento que for criar uma nova campanha. Sendo assim, estabeleça um limite de gastos de acordo com os dias que a sua campanha estará disponível e com o número de usuários que será alcançado com a sua publicidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu